11 Benefícios do Pilates que você precisa conhecer

O Pilates se tornou o queridinho das academias e estúdios entre todo o Brasil e o mundo. Ele é considerado um exercício completo, pelas inúmeras vantagens que oferece.

Através de estudos sobre fisiologia chinesa, anatomia e até física, Joseph Pilates criou o método de exercícios em reabilitação. O conjunto de exercícios engloba movimentos de ioga, acrobacia, boxe, musculação e natação, envolvendo filosofias ocidentais e orientais.

Os benefícios são tantos que nem caberiam aqui, por isso, selecionamos os 11 mais interessantes que você precisa conhecer!

1.   Concentração

Além de fazer um bem para o corpo, a mente pode ser aprimorada com a prática dos exercícios de Pilates. Em cada movimento a concentração é colocada em prática.

2.   Aumento da Flexibilidade

Com a idade avançando, a tendência é que a pessoa perca a sua flexibilidade. O Pilates devolve a elasticidade, alonga músculos e exercita as articulações.

3.   Melhora a postura

A sua coluna é o centro de equilíbrio do seu corpo, no Pilates a sua postura é realinhada. Uma boa postura e um caminhar leve são características conhecidas de quem é praticante da modalidade.

4.   Perda de peso

O interessante do Pilates é que ele atua em todas as partes do corpo. Sendo assim, músculos, nervos e articulações são trabalhados. Com o corpo todo sendo trabalhado, a perda de peso é consequência.

5.   Adquirir consciência corporal e mental

Joseph Pilates via o exercício como uma “completa coordenação de corpo, mente e espírito”. O segredo dessa consciência seria praticar com toda a atenção focado no corpo e mente.

6.   Força

O Pilates ajuda na construção de belos e tonificados músculos. Uma boa opção para quem quer ficar em forma, mas sem exagero e sem pegar pesos.

7.   Aumento da energia

Quanto mais se pratica exercícios, mais energia se tem. A forma que o Pilates trabalha respiração, força e postura, em conjunto, proporciona ao corpo mais energia.

8.   Reduz a ansiedade e estresse

A partir da consciência e controle da mente, sintomas de cansaço mental, nervosismo, ansiedade e estresse ficam para trás. O controle da respiração auxilia no processo de calma e harmonia e levam mais sangue para o cérebro.

9.   Promove menor atrito

Exercícios que causam atritos nas articulações podem ser contraindicados para algumas pessoas. Entretanto, o Pilates é considerado de menor atrito e pode ser praticado inclusive por gestantes e idosos.

10. Reabilitação

Uma das funções da criação do conjunto de exercícios era para reabilitação. Bailarinos e atletas veem no Pilates uma forma de restabelecer seus movimentos em menor tempo, após uma lesão por exemplo.

11. Aumento da autoestima

O hormônio do bem-estar é liberado com a prática de exercícios, o que traz mais confiança. Uma silhueta bem definida, postura correta, e músculos mais desenhados são fatores positivos na autoimagem!

Praticar Pilates ainda pode melhorar os desempenhos de atletas iniciantes e veteranos, combater dores agudas e crônicas e prevenir problemas ósseos. É benéfico ainda, para portadores de doenças psiquiátricas e cardiovasculares, como a hipertensão.