Você com certeza já sabe que exercícios físicos fazem bem à saúde. Mas, você sabia que a prática de atividades físicas pode ser muito benéfica para sua saúde mental também?

O estresse do dia a dia causa a piora da qualidade de vida, e com ele, podem ser associados transtornos psicológicos como depressão e ansiedade. E infelizmente, estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Acontece que, além dos medicamentos e acompanhamento psicoterapêutico, os exercícios físicos se mostram grandes aliados na luta contra essas situações.

Os sintomas de problemas como ansiedade e depressão podem ser reduzidos e até eliminados com a prática frequente de atividades ou esportes. Seja para prevenção ou tratamento, inclua na sua rotina corrida, dança, luta ou treinos na academia. O que importa é você gostar do exercício e aproveitar todos os benefícios físicos e mentais que ele proporciona.

Benefícios além da beleza

A maioria das pessoas procura treinar quando querem mudar seu corpo, emagrecer, tonificar, ganhar mais resistência. Entretanto, ao praticar exercícios, você ganha mais qualidade de vida e bem-estar.

Quem sofre com algum sintoma de ansiedade, depressão ou algum distúrbio psicológico, pode ter o sono alterado, dormindo demais ou tendo insônia. A prática de atividades libera hormônios que ajudam a regularizar, proporcionando um sono de melhor qualidade.

Os exercícios físicos também têm efeito calmante no corpo, aliviando a agitação e tensão nos músculos. O efeito pode ser comparado inclusive, à antidepressivos. Mas atenção: o exercício é um aliado contra as doenças, não deixe de seguir as orientações médicas ou abandone os remédios por conta própria.

Podem ser citados ainda os seguintes benefícios da prática regular de atividades físicas:

*Melhora nos sintomas da TPM

*Fortalecimento do sistema muscular e ósseo

*Melhora na qualidade do sono

*Alívio de dores e tensões musculares

*Aumento da imunidade

*Melhora de humor e autoestima

*Aumento de concentração e do foco

Hormônios do Bem-estar

Exercícios físicos são considerados grandes armas na batalha contra estresse, ansiedade e depressão, principalmente por liberar hormônios de felicidade e bem-estar. Durante a prática de atividades físicas, o nosso cérebro produz substâncias e as libera na corrente sanguínea, como a endorfina, norodrenalina e serotonina.

A corrida e o boxe, por exemplo, são ações que gastam bastante energia, aumentam a frequência cardíaca, e em troca produzem hormônios do bem-estar. Os hormônios do stress, como o cortisol, também podem ter seus níveis reduzidos, o que traz ao praticante a sensação de mais paz e tranquilidade.

Além do mais, exercícios físicos são benéficos para todas as idades e tipos de pessoas. Crianças, idosos, gestantes, todos devem praticar atividades físicas. Se possível, conte com a supervisão de profissionais para evitar lesões.

O melhor exercício é aquele que gera prazer para quem vai praticar. Não importa se você vai correr no parque, dançar, passear de bicicleta ou fazer um treino de musculação na academia, o mais importante é você se sentir bem.

Gostou do nosso artigo? Comente abaixo e compartilhe com os amigos! Não deixe nos seguir nas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up