Pilates é um conjunto de exercícios físicos, criado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates. A técnica une princípios da meditação, ioga e artes marciais.

Entre os benefícios que o Pilates proporciona, estão a melhora da flexibilidade, postura, alongamento e alívio de tensões. Mas afinal, ele ajuda a emagrecer? Continue lendo o artigo e saiba mais!

Exercício para o corpo todo

Como é uma atividade física que trabalha o corpo todo, queima várias calorias e ajuda no processo de emagrecimento. Para realização dos exercícios, trabalha-se respiração, concentração e força, principalmente. Assim, o Pilates não foi pensado originalmente para a perda de peso, mas ela ocorre sim, consequentemente.

Trabalhando o core

O Pilates é conhecido por deixar a silhueta esbelta, alongada e com uma postura elegante. O core, é um dos principais conjuntos de músculos que é trabalhado com os exercícios, ou seja, os músculos abdominais recebem grande atenção no Pilates e fazem perder aquela “barriguinha”.

Os exercícios do Pilates são praticados ainda, com a contração abdominal, o que gera uma grande ativação do membro e resulta em um abdômen mais firme. Porém, para resultados eficientes, você deve ter uma alimentação equilibrada e manter hábitos saudáveis. Insira na sua dieta produtos integrais, comidas frescas, frutas e verduras e reduza o consumo de processados e açúcar.

Sessões necessárias

Uma sessão de Pilates, dura em média 1 hora, e de acordo com os exercícios realizados, podem ser perdidas até 400 calorias. Apenas uma aula por semana já é suficiente para proporcionar os benefícios ao corpo. 

Além disso, a prática de exercícios de resistência, como é o caso do Pilates, ajuda a diminuir a gordura no fígado e evitar uma série de doenças. 

Metabolismo acelerado e massa magra

O Pilates ajuda no processo de perda de gordura e a conseguir a tão sonhada massa magra. É comum que o peso continue o mesmo e algumas pessoas achem que não estão emagrecendo. Entretanto, devem observar essa mudança nas medidas corporais.

É aí que o metabolismo acelera e o gasto de gordura se torna ainda mais rápido.

Pilates X Musculação

Você sabia que o gasto calórico de uma aula de Pilates é a mesma de uma aula de musculação? Cada uma dessas modalidades, gasta em torno de 300 calorias. Um dos benefícios do Pilates é o seu baixo impacto, com risco de lesão reduzido, então, todas as pessoas podem praticá-lo: idosos, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e outros, ao contrário da musculação. A melhor opção é aliar Pilates e Musculação, complementando-os. 

Potencialize seu treino de Pilates

Podemos dizer, que o Pilates transforma a musculatura de dentro para fora. Como em qualquer treino, quanto maior o esforço exercido para a prática, maior é a intensidade, o que gera mais gasto calórico. Sempre converse com seu instrutor sobre seus objetivos, assim, ele pode direcionar os melhores exercícios.

A prática frequente do Pilates ajuda a perceber resultados rapidamente, e entre eles o emagrecimento e definição dos músculos.

Se você deseja mudar sua rotina, adquirindo mais condicionamento físico, uma postura melhor, melhora na respiração, alívio de dores de coluna, você precisa conhecer o Pilates! 

Na Clubfit as aulas acontecem toda terça-feira e quinta-feira, em dois horários: 7:30h e 18:30h. Venha ser apaixonado por viver bem você também !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up