Para quem quer mais qualidade de vida e bem-estar, praticar atividades físicas com regularidade, é essencial. São tantos benefícios para a saúde física e mental que muito se questiona sobre o tema. 

Hoje vamos esclarecer algumas questões que estão sempre presentes quando o tema é exercícios físicos.

 

  • Se você malhar por muito tempo, depois que parar, tudo “cairá” rapidamente.

 

MITO. Com a prática regular de exercícios físicos, aumenta-se o metabolismo. Quando uma pessoa para de treinar, os ganhos musculares vão se perdendo mais demoradamente do que para aqueles que são sedentários.

 

  • Usar roupas escuras ajuda a perder calorias e emagrecer

 

MITO. Usar roupa preta pode dar a ilusão visual que a pessoa está mais magra, agora dizer que essa roupa faz perder medidas é um grande mito. Muitas vezes, algumas pessoas usam roupas escuras e perdem líquido pelo suor, ao subir na balança então, veem que seu peso diminuiu. É importante mencionar que essa perda de líquidos é diferente da perda de gordura, e pode causar até desidratação, se você não repor os líquidos. A escolha dos tecidos pode interferir no seu treino e resultados, fique atento, use sempre roupas confortáveis e adequadas para os treinos.

 

  • 30 minutos por dia, para ter resultados

 

VERDADE. Apenas 30 minutos por dia e você já sente os benefícios no seu dia a dia. Pode ser uma caminhada, andar de bicicleta, dançar ou fazer um treino de musculação na academia. Você pode começar uma rotina de exercícios incorporando na sua rotina atos simples, como subir e descer de escada ao invés do elevador, dar uma volta no quarteirão ou passear com o seu animal de estimação.

 

  • “No Pain, No Gain”. Sem dor, sem ganho.

 

MITO. Se você é daquelas pessoas que acha que um treino só foi bem feito quando está sentindo dor, você está enganado. A dor pode ser um sinal que os exercícios não estão sendo praticados corretamente, comprometendo articulações. Esteja atento e converse sobre essa dor pós movimentos com seu treinador.

 

  •  Beber água gelada durante o treino ajuda a queimar calorias

 

MITO. Durante o processo, o corpo aquece a água e queima calorias. Mas a verdade, é que a quantidade é insignificante. Quer queimar mais calorias? Acelere o metabolismo e eleja um treino de maior intensidade.

 

  • Para perder peso, a melhor forma é treinar em jejum

 

MITO. Uma boa alimentação é essencial para que você tenha energia ao treinar. A principal fonte de energia dos alimentos é o carboidrato, e podem ser incluídos no seu lanche pré-treino boas opções como suco de laranja, batata doce e sanduíche de pão integral.

 

  • Para emagrecer, a melhor forma é combinar os exercícios aeróbicos e anaeróbicos

 

VERDADE. O treino anaeróbico, como a musculação, é  um treino de resistência, que ajuda no processo de emagrecimento. Os exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida, também são grandes aliados no emagrecimento. A combinação de aeróbicos e anaeróbicos, é a receita certa para emagrecer com saúde.

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