Quem nunca passou pelo efeito sanfona? Acreditamos que perder e ganhar peso rapidamente é um dos maiores desafios de quem deseja equilibrar a dieta ou iniciar uma restrição alimentar. Mas o que fazer para evitar o famoso efeito?

Se você passa por esse problema, este artigo foi feito para você! Confira as dicas que preparamos e acabe de uma vez por todas com esse famoso emagrece-engorda! Vamos lá?

 

Coma de 3 em 3 horas

Ao se alimentar de 3 em 3 horas, você terá uma alimentação regrada, com os horários corretos para a ingestão de nutrientes. Ao respeitar este horário, você terá dado um grande passo para prevenir o efeito sanfona, uma vez que estará evitando a gula e prevenindo o ganho de peso indesejado. A explicação para isso é bem simples: ao comermos de três em três horas, não chegamos na próxima refeição com tanta fome.

 

Faça pratos variados

Querer evitar o efeito sanfona não significa que você deve se alimentar mal ou só consumir um tipo de alimento. Muito pelo contrário! Inclua sempre um pouco de carboidrato, proteína e gordura. Para você ter uma ideia, um prato de macarronada com carne e queijo engorda menos que um prato só de macarronada. Isso se deve pelo simples fato de que as proteínas e gorduras ajudam a regular a digestão, desta maneira reduzindo a absorção do amido presente no macarrão, além de proporcionar maior saciedade.

 

Nunca deixe de incluir verduras e legumes às refeições

Principalmente saladas cruas. Este alimentos são ricos em fibras e ajudam a dar maior saciedade, fazendo com que você se alimente menos.

 

Mastigue bem os alimentos

Não tenha pressa! Além de ajudar na boa digestão, ao mastigar lentamente, você dá tempo suficiente para que o estômago envie uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito.

 

Coma ao menos 3 frutas ao dia

Consuma frutas ricas em fibras e que promovam a sensação de saciedade. Frutas como pera, morango, framboesa, maçã e mamão são ótimos exemplos, além de ajudarem no bom funcionamento do trânsito intestinal.

Um dica é adicionar essas frutas nos intervalos das principais refeições ou transformá-las em sobremesa para diminuir a vontade de comer algo doce após o almoço. Outro fator importante das frutas é que elas são responsáveis por acelerar o nosso metabolismo, assim beneficiando a perda de peso.

 

Beba sempre muita água ao longo dia!

Basicamente, nosso corpo é feito por água (75%), por isso, ingerir regularmente líquido é fundamental. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um adulto saudável necessita de 2,8L por dia, ou seja, beba água, vitaminas, sucos naturais ou integrais, água de coco e derivados, o importante é agregar nutrientes e hidratar o corpo.

 

Pratique atividade física

Só por que deixamos este item por último, não quer dizer que ele é o menos importante. Praticar exercícios é um dos pontos mais importantes deste artigo!

Caso você diga que não tem tempo, não tem problemas, com 30 minutos de exercícios você já vai se beneficiar e prevenir o ganho de peso. Seja na academia, em casa ou ao ar livre, as atividades ajudam a perder diversas calorias além de melhorar a nossa qualidade de vida, nos deixando mais saudáveis e nos tirando do sedentarismo.

 

Se o seu objetivo é acabar com o efeito sanfona, alie estas dicas a uma vida com exercícios e consulte o nutricionista. Ao respeitar os limites do seu corpo e condicioná-lo a hábitos saudáveis você estará a um passo de se livrar deste grande problema que afeta milhares de pessoas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, teremos o maior prazer em sanar suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up