Nos últimos anos, o pilates é um dos exercícios físicos que mais ganham adeptos por todo o mundo. Além de não precisar de muito espaço para sua prática, o material para desenvolver a atividade é consideravelmente acessível e os ganhos são enormes. O pilado foi criado no século passado pelo conhecido Joseph Pilates, o método passou por diversas mudanças até chegar ao nível de hoje.

A prática busca unir o movimento do corpo com os movimentos da mente. Usado por diversos atletas para melhorar seu desempenho na maioria dos esportes, a prática regular do pilates além de proporcionar melhoras físicas, traz diversos ganhos no quesito mental. E não adianta ter desculpas! O Pilates é recomendado para todas as idades. Se você está precisando equilibrar mente e corpo, ter ganhos em diversos aspectos de saúde e coordenação motora , precisa ler saber mais sobre os benefícios do pilates.

Vamos lá?!

Resistência física e mental

Quem acredita ser movido por fáceis exercícios, provavelmente nunca experimentou praticar Pilates. O foco e exigência suave de várias partes físicas do seu corpo te levará a perceber como é possível o autocontrole se a sua concentração estiver em alta.

Melhoria na respiração, diminuição do atrito das articulações, tonifica a musculatura e ainda melhora de forma expressiva sua flexibilidade.

Quer saber mais? O pilates finda diversas dores no corpo, além de melhorar sua postura, diminuindo as chances de dores futuras como a própria osteoporose.

A necessidade de calma mental para fazer os exercícios, a disciplina nos movimentos e o próprio comando de controle da mente para com seu corpo, lhe trará grande relaxamento, bem estar e ainda elevará sua auto estima, pode acreditar! Para sua mente o Pilates será exatamente um ponto base de equilíbrio.

Coordenação motora

Sua postura física correta, resistência muscular e até flexibilidade… Tudo isso ajudará a ter uma melhora notável em sua coordenação motora. Sua consciência corporal terá uma evolução enorme perante a comparações anteriores. E o mais interessante é que o pilates te prova que nunca é tarde! Até mesmo para fazer exercícios físicos.

Aumenta o foco

São tantos afazeres diários que não é difícil perder o foco, e aí está um dos tantos atos danosos que fazemos todo santo dia.

A prática do pilates não só exige total treinamento de equilíbrio físico, mas também, requer bastante foco  no movimento de quem está praticando, e com o pilates cotidianamente exercitado, você vai perceber com o tempo  a melhora de toda concentração e foco em seu dia em diversas atividades.

Portanto, isso nos mostra os ótimos ganhos, sejam eles corporais,  físicos e mentais para os praticantes de pilates.

Melhora a saúde do corpo

Na saúde, o pilates proporciona uma melhora na postura, respiração, alívio de dores físicas, prevenção de doenças e diminuição  do impacto das articulações.

Além disso, o pilates  promete uma tonificação muscular e expande seu bem estar para outros níveis.