Dicas-para-sair-do-sedentarismo-e-se-exercitar-hoje-mesmo

7 Dicas para sair do sedentarismo e exercitar hoje mesmo

O estilo de vida das pessoas tem sido cada vez mais sedentário e longe do ideal saudável. O uso excessivo do computador e celular, uso de carro, elevador, uma vida corrida entre outros, são fatores que afastam cada vez mais pessoas dos exercícios físicos.

Atividades físicas têm o poder de fazer para o corpo e a mente, sendo essencial para uma vida sadia. Os benefícios são inúmeros, e perceptíveis em todas as idades.

Se você já se conscientizou que sedentarismo é uma prática nada saudável e quer mudar de vida, confira as dicas abaixo!

1.   Arrume um tempo

Uma das principais queixas da falta de praticar exercícios é uma rotina corrida. Trabalho, escola, faculdade, filhos, tantas tarefas que não sobra tempo para cuidar da saúde. A dica é se programar com antecedência. Você pode acordar mais cedo, ou correr no parque que fica perto da sua casa. Que tal deixar o carro uma esquina mais longe do trabalho e ir andando? Ou subir pela escada ao invés de usar o elevador?

2.   Escolha uma atividade que você goste

Não é nada motivador fazer atividades que não gostamos. Assim, para vencer o sedentarismo, aposte em atividades que sejam prazerosas para você. Pode ser correr, malhar, caminhar, dançar, nadar… O que importa aqui é não ficar parado!

3.   Treino em equipe

Se a sua desculpa é pela falta de companheiros para exercitar, você pode entrar em grupos que tenham o mesmo interesse que o seu. Nas redes sociais você encontra grupos das modalidades, da academia, grupos que promovem encontros de ciclismo, por exemplo. Assim, você interage com pessoas antes de começar a praticar e já pode iniciar com muitos amigos!

4.   Deixe o cansaço de lado

Se você sente cansaço e não tem ânimo de treinar, você pode começar com atividades mais leves até que o corpo acostume. As primeiras semanas geram mais desgaste, mas quando seu corpo adapta, você fica apaixonado por se movimentar. Experimente se exercitar por 2 vezes na semana, na semana seguinte 3 vezes, e assim aumente a frequência e o ritmo.

Se você se sente cansado após um dia de trabalho, uma boa opção pode ser malhar pela manhã.

5.   Durma bem

Uma noite bem dormida faz com que seu corpo e mente descansem e você esteja preparado para o dia seguinte. Durma com as luzes apagadas e não fique mexendo no celular ou computador antes de dormir. Também é bom evitar comidas pesadas e de difícil digestão.

6.   Mantenha uma frequência

É importante que você escolha dias da semana e horários fixos para praticar exercícios físicos. Dessa forma, você não corre o risco de deixar para depois e não ir hora nenhuma. Não deixe que o clima te impeça também. Se mantenha firme no seu objetivo faça sol ou faça chuva, seja inverno ou verão.

7.   Comece com objetivos menores

Muitas pessoas se frustram, pois, estabelecem objetivos praticamente impossíveis de vencer, até mesmo para os mais experientes atletas. Não tente perder 10 Kg em uma semana, ou correr 10 km em um dia. Comece com pequenas metas e celebre suas vitórias!

A prática de exercícios físicos libera hormônios da alegria e bem-estar, além de diminuir o estresse e ansiedade, regular a circulação e melhorar a respiração.

Gostou das nossas dicas? Deixe abaixo seu comentário e compartilhe com os amigos.