Atividade-Física-Gestação

Atividade Física X Gestação

Há pouco tempo, muitos brasileiros ficaram chocados ao ver a nutricionista Gabriela Zugliani praticando musculação “pesada” na academia estando grávida. Isso gerou uma série de polêmicas que foram esclarecidas pela própria profissional. Essa não foi uma situação inédita para ela já que, na gravidez dos outros dois filhos, os treinos de musculação permaneceram e todos nasceram bem e permanecem muito saudáveis.

Isso só mostra que atividade física e gestação combinam e muito, mas é bom saber que a gestante precisa de um bom acompanhamento. Outro motivo para a Gabriela ter um bom ritmo de treinos mesmo com quase de 9 meses de gestação é porque ela sempre praticou esse tipo de atividade e a musculatura dela já estava altamente preparada, inclusive a abdominal.

Vamos saber um pouco mais sobre como atividade física e gestação podem andar juntas trazendo muitos benefícios para a mãe e para a gestante!

Há indicação de atividade física durante a gravidez?

Tudo vai depender de como a gestante e o feto se encontram e se a mãe já era acostumada a praticar exercícios. Normalmente, os médicos costumam ser mais cautelosos até os 3 meses de gestação, quando o risco de aborto é maior e é quando o feto está se formando. Depois disso, as restrições diminuem, mas é bom estar sempre atenta.

Gestantes não só podem como devem praticar atividade física. Ela oxigena melhor o cérebro e os tecidos da mãe e, consequentemente, o bebê. Um programa de atividade física leve a moderada é indicada, mas é necessário traçar um programa único para cada gestante. Quando o assunto é exercício, não existe receita de bolo. Cada mãe tem a sua própria limitação e ela deve ser respeitada.

Quais os exercícios podem ser praticados?

Citamos, no início deste artigo, sobre a musculação. Uma das recomendações da maioria dos profissionais é que a gestante não pegue peso, mas isso é para aquelas que são sedentárias. Você pode praticar musculação sim, desde que o seu médico autorize e você tenha acompanhamento de profissionais como nutricionistas e educador físico.

Bom, além da musculação, existem outros exercícios que podem ser feitos por quem está esperando um bebê. Veja abaixo quais são eles.

Hidroginástica

Um dos exercícios mais recomendados para gestantes por ser de baixo impacto. Além disso, dentro da água, a gestante sente maior alívio, especialmente no final da gestação quando o peso da barriga já está incomodando. Portanto, se você gosta de exercícios na água e quer começar a praticar alguma atividade física, é uma excelente opção.

Pilates

O Pilates é um excelente exercício para gestantes porque não há muita carga, sendo que, na maioria das vezes, é o próprio peso do corpo e ajuda no fortalecimento da musculatura. Pode ser bem interessante para as mulheres que pensam em ter parto normal: o Pilates ajuda não só no fortalecimento da região abdominal como também no fortalecimento da pelve.  Justamente por isso, ele pode não ser indicado para algumas mulheres no primeiro trimestres de gestação.

Dança

A dança é uma manifestação não só do corpo como também da alma. É um momento para se soltar e relaxar, seguindo apenas o ritmo da dança e os paços do professor. É um bom exercício aeróbico e você pode fazer diversas aulas de dança. A zumba, por exemplo, é um ritmo excelente para treinar e manter-se saudável durante a gestação.

Ser uma gestante não significa que você não possa fazer muita coisa, especialmente se exercitar. Ainda que você não tenha uma rotina de exercícios, converse com o seu médico e se ele autorizar, procure por uma academia que possa oferecer o suporte que precisa.

Quer receber mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!