Diferenças de exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Algumas pessoas estão praticando exercícios com a intenção de perder peso, outras de ganhar massa muscular, outras buscam definição e assim por diante. Por isso, estão buscando a atividade física ideal para cada objetivo e, nesse contexto, podemos pensar em exercício aeróbicos e anaeróbicos.

A principal diferença entre os dois tipos é que os aeróbicos são para atividades de longa duração e utilizam oxigênio, já o anaeróbico não usa oxigênio e, por isso, são indicados para práticas de curta duração.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto e escolher qual é o melhor tipo de exercício para o seu objetivo? Então, continue com a leitura!

Exercícios aeróbicos

Quando se fala em exercícios aeróbicos logo vem à mente a corrida, aula de jump e outros exercícios do tipo. O fato é que para esse tipo de exercício o oxigênio é extremamente importante, afinal de contas, sem a presença desse gás é impossível que alguns substratos sejam produzidos e assim, não haverá energia suficiente para que o músculo trabalhe.

É por isso, por exemplo, que em uma corrida temos mais dificuldade de respirar quando comparado, por exemplo, à musculação. É por isso também que os exercícios aeróbicos estão intimamente ligados ao desempenho do sistema cardiopulmonar: o pulmão precisa realizar as trocas gasosas o mais rápido possível (transformar gás carbônico que entra nos pulmões em oxigênio) enquanto o coração precisa trabalhar mais para levar esse oxigênio para o tecido muscular por meio da corrente sanguínea.

Esses exercícios são aqueles de longa duração, que podem ser de leves a moderados e que movimentam todo corpo ao mesmo tempo: caminhada, corrida, natação, boxe e outros.

Exercícios anaeróbicos

Pela própria nomenclatura já podemos imaginar que os exercícios anaeróbicos são aqueles que não precisam de oxigênio. Assim, a energia utilizada para praticar os exercícios não depende da presença de oxigênio. Aqui, trata-se de exercícios curtos e de alta intensidade como a musculação e o treino HIIT. Os exercícios são mais vigorosos e, normalmente, envolvem carga extra, além da produção de ácido lático, algo que não acontece nos aeróbicos.

Qual opção escolher?

Bom, não existe um exercício melhor que outro e sim um que seja compatível com o seu objetivo e as suas necessidades. Por exemplo, se o seu objetivo é perda de gordura, o mais indicado são os exercícios aeróbicos, que conseguem metabolizar a gordura para transformá-la em energia. A musculação, quando feita de maneira intensa, com treinos curtos, também consegue promover a perda de gordura (leva mais tempo), ao mesmo tempo que cria massa muscular.

Além disso, uma alimentação compatível é imprescindível. 70 a 80% do sucesso está diretamente relacionado com o que você come. Portanto, uma dieta de acordo com as necessidades é essencial. Por exemplo, é bom colocar doses de carboidrato complexo para aguentar o ritmo de um treinamento aeróbico e boas doses de proteína para reparar as microlesões causadas pela musculação.

O mais importante é não ficar sedentário. Escolha um tipo de exercício que você tenha mais prazer em fazer e inicie os seus treinos com acompanhamento profissional!