Fazer dietas nunca é uma tarefa fácil, requer disciplina e foco para que haja resultados. E não somente o resultado de emagrecimento, mas também, a melhoria da saúde em geral. E para isso, a alimentação deve ser balanceada e rica em fibras, nutrientes e vitaminas.
Porém, existem alguns vilões da dieta que podem estar sabotando você de forma sútil, e prejudicando toda sua saúde e até mesmo os resultados desejados na dieta.
Sabe quais são? Nada mais nada menos que o sal e o açúcar, eles são os dois principais vilões da dieta, isso porque eles estão presentes em diversos tipos de alimentos, e muitas pessoas pensam estar consumindo alimentos saudáveis, e na verdade, estão ingerindo uma quantidade exagerada desses ingredientes em sua composição.
Ambos possuem a mesma função, os dois são realçadores de sabor, e em excesso, prejudicam drasticamente a saúde e a dieta.
E para que você não viva mais sabotando sua alimentação, preparamos esse post para você entender como eles podem ser prejudiciais para sua dieta e saúde e quais as maneiras para substituí-los.
Açúcar
O açúcar é considerado o principal vilão, vários estudos já foram publicados relacionando o consumo de açúcar com várias doenças como obesidade, diabetes, leucemia, e câncer.
O açúcar não tem nenhum valor nutricional, o que faz com que ele seja absorvido pelo organismo de forma muito acelerada, elevando os níveis de glicemia no corpo e aumentando as chances de diabetes e obesidade.
Sal
Os rins têm uma capacidade limitada de filtrar o sal,sendo assim, ultrapassar os limites diários pode sobrecarregar os rins e provocar problemas graves nos orgãos, e também, o sal pode causar osteoporose e hipertensão, pois aumenta a pressão arterial, entre outras doenças graves como o câncer de estômago.
Além disso, o sal tem a função de reter líquido, isso é bom para as que células não expulsem toda a água do corpo, mantendo a pressão osmótica e evitando a desidratação, porém, se consumido em excesso, pode reter líquido mais que o normal, causando inchaço e até mesmo, contribuir para o aumento de peso.
Devo excluí-los totalmente da minha dieta?
Com todo o alarme contra o sal e o açúcar, muitas pessoas podem ir para o lado radical eliminando de vez esses ingredientes de sua dieta. Porém, eles se tornam vilões pela quantidade e qualidade que se encontram.
O sal e o açúcar são realçadores de sabor, e além disso, eles desempenham algumas funções importantes para o bom funcionamento do organismo.
Por exemplo, o sal ajuda a reter o líquido, impedindo a desidratação, e também ajuda a manter a pressão em controle.
O açúcar fornece energia para o corpo, além de ativar algumas funções cerebrais, pois o cérebro se alimenta da glicose, cada 100 gramas de tecido cerebral absorve 5,7 miligramas de glicose por minuto.
“Então por que todo o alarme contra a ingestão de sal e açúcar?” A questão é o consumo, mas quantidade consumida, pois eles estão inseridos na maioria dos alimentos, e o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é ingerir no máximo 50 g de açúcar por dia, e 6g de sal por dia.
Quais as maneiras de substituir o sal e o açúcar de forma saudável?
Prefira o sal do himalaia e o sal marinho, eles são menos processados e contém outras propriedades como cálcio, zinco e ferro.
Em relação ao açúcar, nada de açúcar refinado, ele é o principal vilão e várias pesquisas e estudos já comprovaram que ele é descalcificante e causa diversas doenças como o câncer.
Substitua por açúcares escuros como o açúcar mascavo e melaço de cana de açúcar.