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Entenda a relação entre Biodisponibilidade e seus resultados

Você já ouviu falar na palavra biodisponibilidade? Essa palavra é de extrema importância na hora que o profissional traça uma dieta para você. O termo está intimamente relacionado aos resultados que você consegue com a sua dieta. Como a nutrição é algo muito complexo, especialmente porque cada organismo absorve e utiliza os nutrientes de uma maneira particular, levar em consideração a biodisponibilidade é de extrema importância.

A relação entre biodisponibilidade e seus resultados com a dieta é direta. Por isso, vamos falar neste texto um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode afetar os seus resultados.

O que é biodisponibilidade?

A biodisponibilidade nada mais é do que a forma como o corpo absorve os micro e macro nutrientes dos alimentos que ingerimos. É claro que não conseguimos absorver 100% dos alimentos que ingerimos, mas quanto maior essa biodisponibilidade, melhor. Dependendo do tipo de alimento que você come e como eles são preparados, a biodisponibilidade pode ser muito baixa.

E por que entender isso é importante? Porque você pode estar fazendo exercícios, comendo a quantidade de nutrientes necessária e ainda assim, não estar sentindo os resultados. Por exemplo, para quem faz musculação, a hipertrofia é de extrema importância e quando ela não acontece ou acontece abaixo das expectativas e não compatível com a alimentação é porque a biodisponibilidade não está adequada.

Vamos agora falar um pouco sobre a biodisponibilidade de alguns nutrientes de extrema importância para a nossa alimentação, especialmente para aqueles que praticam algum exercício físico.

Como funciona a biodisponibilidade das proteínas?

As proteínas são as mais afetadas, entre os macronutrientes, pela biodisponibilidade. Por exemplo, você pode consumir 100 gramas por dia de proteína, mas só conseguir absorver, de fato, 70 a 80 gramas. Existem algumas proteínas que são de absorção mais rápida, como as proteínas da carne e outras que demoram para serem absorvidas como as do ovo.

Além dessa diferença, existem algumas proteínas que, quando chegam ao estômago, formam coágulos e assim, dificultam a quebra das cadeias e, por consequência, a absorção.

É preciso pensar também que o nosso corpo se adapta aos mais diversos cenários. Por exemplo, se você começou a praticar a musculação, o corpo sentirá maior necessidade por consumir proteínas em sua forma mais básica, ou seja, aminoácidos. Dessa forma, seu corpo passa a absorver mais desses nutrientes à medida que vai sentindo maior necessidade.

E a biodisponibilidade dos carboidratos?

Os carboidratos estão muito mais presentes na nossa dieta do que as proteínas. Consumimos muito mais desse macronutriente no dia a dia. O tempo de absorção desse nutriente vai depender do tipo. Por exemplo, o carboidrato simples, por ter uma cadeia molecular simples, consegue ser quebrada facilmente e é rapidamente absorvido.

Já no caso dos carboidratos complexos, por serem compostos por uma cadeia molecular que leva mais tempo para ser quebrada, possui lenta absorção. É por isso que, após o treino, é indicado consumir carboidrato simples (momento em que o corpo precisa de uma grande quantidade de carboidratos pelo gasto energético) e carboidrato complexo antes do treino para fornecer mais energia por mais tempo.

Assim, fica claro que a relação entre biodisponibilidade e seus resultados no treino e na dieta é íntima. Uma coisa depende da outra. Esse é mais um motivo pelo qual você não deve fazer uma dieta por conta própria e o melhor é ter acompanhamento profissional.

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