Importância do lanche antes e após o treino

Não basta treinar, tem que alimentar corretamente! Comer antes e depois dos treinos é tão importante, que a sua falta causa prejuízos como diminuição da performance e baixos resultados.

Independente do seu objetivo: emagrecer, ganhar massa muscular ou aumentar a performance atlética, alimentar corretamente auxilia a conseguir alcançar resultados mais rápidos. Assim, a alimentação adequada, no momento certo, está diretamente ligada ao seu desempenho.

Os principais alimentos que devem ser consumidos por quem pratica exercícios físicos são carboidratos e proteínas. Os carboidratos têm a função de fornecer energia ao corpo, aqueles do tipo simples fornecem energia rapidamente, exemplo: pães e devem ser consumidos especialmente no pré-treino. Já os carboidratos complexos, cereais e grãos, devem ser consumidos antes de atividades mais longas e com maior gasto de energia.

As proteínas multiplica as células musculares, gerando o aumento de massa muscular, são mais eficientes no pós-treino, no processo de recomposição dos músculos.

Pré-treino

Antes dos exercícios, prefira alimentos com nutrientes que forneçam energia e evitem a hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue). Com o corpo forte e nutrido, você terá mais resistência e disposição para a prática das atividades.

Você pode ingerir carboidratos de 60 a 20 minutos antes de iniciar o exercício. Frutas, pães, batatas doces são ótimas opções para fornecer energia no treino e atuam no ganho de massa muscular. As proteínas também podem te deixar saciado por mais tempo, ainda mais se seu objetivo for perda de peso.

Não treine com intervalo maior que 4 horas da última refeição, isso pode causar hipoglicemia e até desmaios. Em contrapartida, quanto mais próximo do treino você se alimentar, maior é a chance de sentir mal.

Receitas de lanches pré-treino:

•        1 banana com aveia e mel
  •        1 copo de suco de fruta, pode ser laranja, limão, acerola, melancia, maracujá e outros
  •        1 barra de cereais
  •        Batata doce com frango grelhado
  •        Salada de frutas

Durante o treino

Apenas água durante o treino já é suficiente. Vale lembrar que a hidratação do corpo é importante durante todo o dia e faz parte de uma rotina saudável. Você pode beber também água de coco e bebidas esportivas.

Após o treino

A alimentação deve ser de nutrientes que trabalhem na reposição da energia que foi gasta no treino, além de atuar no metabolismo e deixar os músculos resistentes. Invista em carboidratos e proteínas, como peixes, leite e seus derivados e ovos.

Se finalizar o treino e não se alimentar corretamente, você pode perder a massa muscular.  Beba bastante água após os exercícios para repor a hidratação do corpo perdida com o suor.

Para perder peso, prefira lanches com menor quantidade de carboidratos e para ganhar massa muscular, você pode ir aumentando as porções.

Receitas de lanches pós-treino:

•        1 fatia de pão integral com proteínas como atum, frango ou queijo
  •        Torrada integral com suco de frutas (sem açúcar)
  •        Iogurte com granola
  •        Salada de folhas verdes e tomates

Para bons resultados, a alimentação deve ser equilibrada durante todo o dia. Você pode alternar entre os alimentos e criar suas próprias receitas. A longo prazo, você perceberá os resultados de cuidar da sua alimentação.