Musculação para tratar 5 doenças

Praticar musculação é muito mais do que erguer pesos e ficar com o corpo em forma. Praticar esse tipo de atividade física ajuda não só na prevenção de diversas doenças crônicas como também no tratamento. Assim, além de ficar esteticamente em dia, você também oferece muito mais saúde para o seu corpo ajudando a combater doenças como osteoporose, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) entre várias outras.

Quer saber quais são as doenças que podem ser prevenidas ou ainda amenizadas com a prática da musculação? Então, veja a lista abaixo com as principais!

1. Hipertensão arterial

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, existem mais de 30 milhões de brasileiros enfrentando esse problema. Hoje sabemos que boa dieta e musculação são fundamentais para o controle dessa doença crônica.

Porém, fazer musculação de qualquer jeito pode não trazer benefício algum para essa patologia ou ainda piorar a situação. Portanto, prefira exercícios localizados, que recrutam poucos músculos de uma única vez, controle a respiração para inspirar e expirar no momento certo e tenha descanso de 1 a 2 minutos entre uma série e outra.

2. Obesidade

Hoje em dia, o Brasil enfrenta uma epidemia de obesidade. De 2011 para 2016 houve um aumento em 60% de obesos no país, além do excesso de peso que aumentou de 42,6% para 53,8%. Isso só mostra o quanto a prática de musculação é essencial para controlar e reduzir esses números, além, é claro, de salvar a vida de várias pessoas nessa condição.

Os treinos curtos e de alta intensidade são os mais indicados para o grupo desde que não tenham problemas como hipertensão arterial associados. Como a barriga acaba sobrecarregando a coluna, treinar a região lombar e abdominal é essencial para trazer maior equilíbrio ao corpo e reduzir as dores de coluna que costumam aparecer.

3. Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença crônica que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. Elas podem sentir dor muscular por vários dias sem parar e uma ótima maneira de controlar essas dores é praticando musculação.

Sim, por mais estranho que pareça, movimentar o corpo é uma das melhores alternativas para reduzir a dor. A forma como o exercício é feito é essencial para obter bons resultados. Comece com pouca carga, usando apenas o peso do próprio corpo e vá progredindo lentamente. Treine os horários em que você costuma ter menos dor, assim, ficará mais fácil realizar todos os movimentos.

4. Osteoporose

Musculação para melhorar a osteoporose? Isso mesmo! Ao contrário do que muita gente pode imaginar, a musculação é ótima para prevenir e também para tratar a osteoporose. A tração que a carga exerce nos músculos e ligamentos faz com que os osteoblastos (células responsáveis pela síntese de matriz óssea) comecem a produzir mais osso, aumentando a resistência à cargas.

Assim, realizar exercícios funcionais, ou seja, que usem o maior número de músculos em um só movimento é o ideal. Agachamento livre, avanço ou afundo, stiff e outros são excelentes para esse propósito.

5. Lombalgia

Eis um problema que afeta uma boa parte dos brasileiros. A lombalgia é uma das maiores queixas quando o assunto é dor na coluna e as causas podem ser múltiplas. O fato é que a musculação, quando direcionada, ajuda a reduzir as dores e também evita problemas no futuro. Nesse caso, fazer abdominais e exercícios de prancha são fundamentais para a redução da dor ou prevenção da dor lombar.

Quer mais dicas para melhorar os seus exercícios físicos e a sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!