ACESSE NOSSO SITE Você já deve ter ouvido os termos dieta e reeducação alimentar. Eles estão sendo cada vez mais utilizados hoje em dia e, muitas vezes, de forma equivocada. Afinal de contas, eles não representam as mesmas coisas e existem diversas diferenças entre os dois conceitos, tanto de forma teórica quanto de forma prática. As dietas são mais focadas em um momento pontual da vida, elas não são feitas com a intenção de durar por muito tempo. Ao contrário, a reeducação alimentar é para toda vida, de acordo com cada necessidade. Por exemplo, a reeducação alimentar para o adulto não é a mesma quando comparada a de um idoso. Vamos saber um pouco mais a diferença entre dieta e reeducação alimentar e compreender se uma é melhor que a outra.

Quais as principais diferenças entre dieta e reeducação alimentar?

Tempo

A primeira diferença entre esses dois termos é o fato de que a dieta é pontual, ela é indicada para quem deseja algo muito específico e de maneira mais rápida. Por exemplo, quem precisa passar em uma prova física de concurso e tem pouco tempo para se preparar. É necessário ganhar força e agilidade em alguns dias e, para isso, será necessária uma dieta focada nesse objetivo. Nesse caso, a reeducação alimentar não é indicada já que estamos falando de algo no longo prazo. Portanto, nem sempre a reeducação alimentar é a melhor opção para um determinado momento.

Objetivo

As dietas possuem um objetivo muito claro e específico. Por exemplo, algumas pessoas fazem dieta para emagrecer e, quando chegam ao peso ideal, devem mudar a dieta ou seguir com uma reeducação alimentar. Esta, por sua vez, ajudará a manter os resultados obtidos com foco na saúde do paciente e também no estilo de vida que ele tem.

Alimentos

Outro diferencial entre dieta e reeducação é quanto aos alimentos que podem e os que não podem. As dietas costumam ser mais restritas e alguns alimentos não podem entrar no cardápio de forma alguma. Por exemplo, uma pizza no final de semana com os amigos pode não ser permitido. Já na reeducação, como é algo voltado para o longo prazo, alguns momentos como esses podem ser permitidos inclusive, em alguns casos, devem fazer parte. Pode haver também algumas limitações como o consumo de refrigerantes que, de qualquer modo, prejudicam a nossa saúde.

Composição

Por conta do tempo, a composição da dieta costuma ser diferente da reeducação alimentar. Nas dietas, é mais fácil encontrar, por exemplo, suplementos proteicos ou então, termogênicos. São meios encontrados para acelerar os resultados que, quando usados de maneira correta, não afetam a saúde. No caso da reeducação alimentar, dificilmente veremos suplementos, a não ser que a rotina da pessoa exija. Pode ser que ele não tenha tempo de se alimentar de maneira correta ou então tenha alguma deficiência na absorção de certos nutrientes. Para saber se você precisa de uma dieta ou de uma reeducação alimentar, o melhor a fazer é ir a um nutricionista. É esse profissional que direcionará a sua alimentação conforme os seus objetivos no momento. Quer mais dicas para melhorar a sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!
O corpo alcança o que a mente…038Anota aí: quinta-feira, dia 30…030Tempo + Foco + determinação =…25510 motivos para começar na aca…039Na academia Clubfit você tem p…066Disciplina é essencial para ob…272