Atividades físicas para prevenir a má postura

Uma má postura pode trazer diversos prejuízos para o seu dia a dia. Além da dor de cabeça, que pode ser a cefaleia tensional por causa das tensão provocada nos músculos, ela também pode provocar a lombalgia. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial sofre com a lombalgia. Outra pesquisa feita no Brasil mostrou que, pelo menos, 50% da população adulta sofre com a dor na região lombar.

Há outros problemas que a má postura pode causar e, é claro, você não quer desenvolver nenhum deles. Por isso, o melhor a fazer é prevenir e, nada melhor que exercícios físicos para esse objetivo.

Para você fazer a melhor escolha, listamos abaixo alguns exercícios e hábitos que podem ajudá-lo a ficar bem longe das dores provocadas pela má postura. Confira!

Sentar corretamente

Todo mundo sabe a importância de sentar com a coluna reta, mas pouca gente faz isso. Podemos até começar o dia assim, mas como ainda não se tornou um hábito, em poucos minutos já estamos com a velha e má postura de sempre. A questão é, como mudar isso?

Para quem trabalha o tempo todo sentado ou estuda, a melhor opção pode ser usar uma cadeira ergonômica. Ela facilita você manter a boa postura a todo momento. No início, pode doer um pouco pela falta de hábito, mas depois, você verá como ajudará a evitar problemas maiores no longo prazo. Outra dica é colocar alarmes e lembretes no celular para consertar a postura.

Dormir corretamente

Pois é, também existe uma postura correta para dormir, aliás, duas posturas para ser mais exato. A primeira posição é de lado com a ajuda de 3 travesseiros: um fica debaixo da cabeça, o outro serve para abraçar e o terceiro deve ficar entre as pernas, com os joelhos levemente flexionados.

A outra maneira correta e que pouquíssima gente consegue é deitar de barriga para cima. Nesse caso, deve-se usar um travesseiro baixo ou de altura média para preencher o espaço que fica entre a coluna cervical (pescoço) e a cabeça.

Pilates

O Pilates é um exercício excelente para quem deseja melhorar a postura e evitar diversos problemas causados por esse péssimo hábito.

A prática do Pilates faz bem para a coluna porque todos os exercícios têm como foco a região da coluna lombar e o fortalecimento da área, também conhecida como Core. O Core é o nosso ponto de equilíbrio em relação ao centro de gravidade. Portanto, o fortalecimento da área é de muita importância, especialmente para evitar desvios na coluna e quedas. A região do Core fica justamente entre a coluna lombar e o abdome, na altura do umbigo.

Balé

Um dos tipos de dança mais antigos que existe e também bastante procurado para aqueles que precisam melhorar a postura, sejam homens ou mulheres. Manter uma boa postura é essencial para praticar balé, pois os movimentos feitos durante a dança precisa disso. O movimento com o tórax ereto é mais do que necessário.

Precisando melhorar a sua postura? Matricule-se hoje mesmo na nossa academia e comece a fazer Pilates!