Da infância à terceira idade: Exercícios físicos para cada fase

Atualmente, muitos ainda têm a ideia de que crianças e adolescentes só precisam praticar exercícios se tiverem algum problema de saúde como a obesidade e que os idosos precisam de repouso. Esses conceitos e crenças estão mais do que ultrapassados e, hoje em dia, não importa qual é a sua idade, existem exercícios físicos para cada fase da vida.

Não é qualquer tipo de atividade que pode ser feita em qualquer idade. É claro que, crianças em fase de crescimento erguendo cargas na musculação não é a melhor opção, apesar de nada ser 100% de certeza quando o assunto é funcionamento do corpo humano e saúde. Mas, para esclarecer esses pontos, listamos abaixo quais são os tipos de atividade física indicados para cada etapa da vida. Confira!

Exercícios para crianças até 11 anos

Até os 5 anos de idade, exercícios mais lúdicos como pular corda ou fazer a criança correr em brincadeiras é o mais indicado. Ela também pode começar a praticar atividades como balé ou judô. Andar de bicicleta, ainda que com as rodinhas, também é uma ótima opção, desde que a criança esteja com os aparelhos de proteção como capacete e outros.

Já a natação é um dos poucos exercícios que podem ser praticados desde os primeiros meses de vida. Estar na água é como estar dentro do útero materno e eles gostam dessa sensação.

Quando ela completar 6 anos, já poderá começar a praticar esportes com bola, pois terá uma noção mais de espaço, não só de si mesmo como também dos objetos que a criança utiliza. Outras atividades mais complexas como ioga também já podem fazer parte da rotina. Praticar exercícios em família devem ser estimulados sempre.

Exercícios para adolescentes — dos 12 aos 18 anos

Com 12 anos, habilidades como força e equilíbrio já estão completamente desenvolvidas e, por isso, o adolescente já pode começar a participar de competições esportivas. Isso também ajuda o adolescente a se socializar melhor, sendo ideal já que é uma fase de adaptação na qual esses jovens procuram permanecer e participar de grupos. A musculação também pode entrar na rotina desde que com acompanhamento profissional.

A partir dos 16, o adolescente pode ficar livre para escolher de quais aulas ele quer fazer na academia: Cross, dança, Pilates, entre outros.

Exercícios aos 20 anos

Esportes em grupo são ótimas opções e nessa idade o corpo tende a lidar melhor com impactos. Por isso, esportes de contato com lutas também são excelentes. O mais importante é começar aos poucos, respeitando os limites do seu corpo para evitar lesões.

Exercícios aos 30 anos

Os 30 anos é um marco na vida de muitos falando-se em questões biológicas. É a fase em que o metabolismo começa a cair e você tende a acumular mais gordura, que também fica mais difícil de perder. Aos 35, por exemplo, a força muscular tende a ficar cada vez menor, então, os treinos de musculação e fortalecimento muscular são mais do que necessários. Você também pode intercalar os exercícios aeróbicos com treinos de resistência.

Exercícios aos 40 anos

Aqui é preciso ficar de olho nos ossos. Por isso foque em atividades que ajudam na fixação do cálcio como corrida, natação, caminhadas e musculação, que também ajuda a fortalecer os ossos. É preciso reduzir as atividades físicas de grande impacto. Por exemplo, o Cross pode permanecer, mas em um ritmo menor, especialmente para quem está começando.

Exercícios aos 50 anos

O enfraquecimento dos ossos e dos músculos próprios da idade já começam a aparecer. Exercícios repetitivos já não são tão indicados, pois pode acelerar o desgaste das articulações, piorando a artrose, bastante comum nessa idade. Exercícios como hidroginástica e caminhadas com um tênis que reduza o impacto são mais apropriados.

Acima de 60

Os exercícios aqui não são importantes apenas por reduzir as chances de doenças e retardar o desgaste fisiológico da idade. Eles são úteis também para afastar problemas mentais como perda de memória, redução da cognição e problemas psiquiátricos como a depressão já que idosos costumam ficar muito isolados. Praticar atividades físicas é uma maneira de fazer parte de um grupo e manter-se socializado.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas para ajudar a cuidar melhor da sua saúde!