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Treinar pesado e treinar de forma intensa: Você conhece as diferenças?

Você já chegou na academia um dia e disse que ia treinar pesado ou de forma intensa? Pode até parecer que esses dois termos significam a mesma coisa, mas a verdade é que representam conceitos diferentes. O treino intenso e o treino pesado podem até se combinar, não sendo recomendado, pois causam uma grande sobrecarga ao organismo.

Quer saber mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas sobre esses dois termos tão usados? Então, continue com a leitura!

O que significa treinar pesado?

O treino pesado é o mesmo que dizer um treino com muita carga. Assim, quando você aumenta muito a sua carga nos aparelhos, pode dizer que está treinando pesado. Outra característica desse tipo de treino é o fato de que ele não precisa de muito tempo. Você pode determinar quais exercícios fará naquele treino, a quantidade de carga e as repetições. O seu treino pesado pode ser concluído em apenas 30 minutos e tudo bem.

E, além das cargas, é preciso levar em consideração outras variáveis como periodizações, amplitude de movimento, equilíbrio, sinergia muscular, fase excêntrica e concêntrica, entre outras.

Um treino pesado deve ser o suficiente para promover as microlesões musculares necessárias para gerar a hipertrofia muscular. Fique atento na hora de realizar o movimento. Normalmente, quando aumenta-se a carga mais do que o corpo pode realmente suportar, ocorre uma compensação nos movimentos o que pode, por sua vez, ocasionar sérias lesões.

Treino intenso

Agora que você já sabe o que significa treinar pesado, chegou a hora de falarmos sobre a intensidade do treino. Esse é o tipo de treinamento voltado para quem deseja queimar gordura como o HIIT, Cross ou lutas de uma forma geral. É um treino curto, porém, os períodos de descanso são ainda mais curtos, ao contrário dos intervalos que temos na musculação com os treinos de carga.

Aqui também vale a mesma dica para os treinos pesados: fique de olho na forma de execução. Aqui é mais difícil fazer essa análise, pois quando se trata de treinos intensos, normalmente, os movimentos são feitos de maneira rápida, o que pode prejudicar a execução correta. Porém, com um bom profissional fazendo a orientação correta fica mais fácil não cair nessas armadilhas.

Treino intenso + treino pesado

E o que acontece se os dois tipos de treino forem combinados? Bom, a maioria das pessoas, mesmo aqueles que já treinam há algum tempo, não aguentariam a sobrecarga. Na verdade, o mais provável é que você entre em um estado de overtraining.

O overtraining possui algumas características que podem ser sentidas pelos praticantes de exercícios. Por exemplo, ele reduz radicalmente o seu desempenho durante os treinos, seja de qual tipo for, além disso, também traz problemas emocionais e psicológicos, além de alterar a fisiologia muscular e fazer você entrar em um estado de catabolismo, ou seja, destruição das fibras musculares.

Conhece alguém que esteja precisando aprender um pouco mais sobre esses conceitos? Compartilhe este texto nas redes sociais e ajude outras pessoas!

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