Dieta Low Carb: Como funciona?

Os carboidratos são a nossa maior fonte de energia e o nosso corpo se acostumou a funcionar dessa maneira: os açúcares são o combustível. A questão é que, o excesso de açúcar pode causar diversos problemas no organismo como dificuldade de raciocínio, maiores chances de desenvolver o diabetes, acúmulo de tecido adiposo, entre muitos outros. Uma alternativa é optar pela dieta Low Carb.

O termo em português significa uma dieta pobre em carboidratos. E, para substituir a nossa fonte de energia, ocorre uma troca e passamos a nos alimentar com uma maior quantidade de proteínas.

Não entendeu? Vamos explicar um pouco mais como a funciona e como a sua saúde pode se beneficiar dela!

Como funciona a dieta Low Carb?

Em uma dieta tradicional, a indicação é para que o indivíduo consumo cerca de 50 a 55% de carboidratos. Já na dieta Low Carb esse macronutriente passa a ser substituído, quase que totalmente, pelas proteínas. Isso não significa que a dieta deva ter restrição de carboidratos, até porque essa não é uma decisão saudável. O que ela propõe é um maior consumo de carboidratos complexos, ou seja, com baixo índice glicêmico.

Assim, existem diversos carboidratos que são permitidos na dieta Low Carb: batata-doce, inhame e raízes em geral, verduras, frutas, hortaliças, arroz integral, farinha de aveia e tudo o que tiver fibra.

Por que a Low Carb ajuda no emagrecimento?

Para entender por que o consumo de proteínas ajuda na perda de peso, é preciso entender como funciona o metabolismo dos carboidratos no nosso organismo.

Quando comemos uma grande quantidade de carboidratos simples como pão, massas e bolos e não gastamos tudo o que consumimos (o que quase sempre acontece), os açúcares se transformam em gordura. A insulina, um hormônio anabólico, ou seja, está sempre construindo tecido, transforma os açúcares que não são gastos em gordura e é dessa forma que os “pneuzinhos” aparecem.

Já no caso da proteína, a situação é um pouco diferente. O primeiro aspecto que deve ser levado em consideração é que a proteína é uma molécula extremamente complexa. Dessa maneira, para quebrá-la, é necessário gastar uma quantidade maior de energia.

Além disso, as proteínas oferecem muito mais saciedade e demoram mais tempo de serem absorvidas pelo organismo. É por isso que a dieta Low Carb ajuda no emagrecimento. O organismo é obrigado a consumir toda a energia que vem dos carboidratos para manter o corpo em funcionamento. Dessa forma, não há acúmulo de tecido adiposo e a gordura estocada pode até ser utilizada para a nossa manutenção.

Para quem essa dieta é indicada?

Para saber se você pode ou não fazer a dieta Low Carb, primeiro, é necessário saber se você apresenta alguma deficiência para absorver proteínas, se tem algum problema renal, entre alguns outros aspectos. A Low Carb é, normalmente, indicada para quem deseja perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Ela é excelente para quem pratica musculação ou qualquer outra atividade física.

Não pense em fazer a dieta por conta própria. O excesso de proteína pode prejudicar o funcionamento renal e causar sérios problemas de saúde. Além disso, reduzir drasticamente o consumo de carboidratos pode trazer problemas, considerando que é um macronutriente que provoca dependência química.

Quer ficar por dentro dos principais assuntos sobre alimentação saudável e exercícios físicos? Então, assine a nossa newsletter!